segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ANO LITÚRGICO

ANO LITÚRGICO?
O que é isso? Foram os padres que inventaram? Essa foi a indagação de um menino que participa no grupo. O ano litúrgico aparece representado por letras e uns são chamados de tempos fortes, por que celebram os mistérios principais da nossa religião; outros não são tão fortes como o tempo comum, por exemplo, mas em todos os tempos e lugares tem que ser rígidos para viver o cristianismo, e mais, para ser missionário e transmitir o evangelho do Cristo, o Senhor. Mãos a obra.

Objetivo:

Que as crianças conheçam e assimilem o ritmo da vida crista através dos tempos litúrgicos.

1- Saudação e apresentação do catequista (livre escolha do catequista)
2- Introdução

Hoje iniciamos um caminho novo em nossa vida. Pertencemos a Igreja de Cristo, portanto vamos iniciar a nossa caminhada. Antes de iniciar o encontro quero todos saúdem o nosso principal catequista: Jesus.
Colocamo-nos de pé e fechamos os olhos e depois repetem essa pequena oração: Oi Jesus, esteja aqui conosco porque estamos reunidos em teu nome. (Mt 18,20). Você disse: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, eu ali estou também”. Aqui está teu grupo de crianças que se preparam para receber a primeira comunhão e queremos colaborar contigo no crescimento do teu Reino. Dê sua benção e acompanha-nos todos os dias. Agradecemos-te por Maria, Tua Mãe, que é também nossa Mãe. Ela nos ajudará a ser fiéis à nossos compromissos. Obrigado Jesus. Amém.

3- Dinâmica:

A cada criança se entrega um recorte em cartolina em formato de um pé. Cada um escreve nele o seu nome. O grupo estará sentado em circulo. Quando de o sinal, cada criança coloca no chão sua pegada com seu nome escrito, não importa a direção que fique cada pegada.

4- Cada um observa a pegada e o catequista propõe a leitura da Palavra de Deus. Antecipadamente o catequista recorta um sol com o nome de Jesus. Ao fazer a leitura uma criança coloca o sol no meio do circulo onde estão as pegadas.

5- (João 8,12): “Jesus voltou a falar com as pessoas dizendo: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminhará no escuro, mas sim terá a luz da vida.”

6- O catequista propõe:

Agora que Jesus nos falou, temos que fazer algo. (colocar as pegadas, cada um a sua, na direção do sol-
Jesus). Uma vez colocada, ler de novo - (João 8,12) e comentar o sentido do que disse Jesus.

Perguntar:

- Como podemos seguir Jesus?
- Que escuridão temos e tem as pessoas?
- Como podemos ajudar a nós mesmos?

Comentário do catequista:

Jesus é o primeiro missionário do Pai e quer que todos os homens tenham a luz da vida e para isso nos convida, a que como Ele, sejamos MISSIONARIOS. Também quer que toda nossa vida esteja iluminada; cada dia, cada hora, cada ano, toda a vida. Por isso hoje vamos a aprender algo muito interessante. O ano
eclesial, o ano da Igreja, o ANO LITURGICO.

7- Com antecedência o catequista prepara o seguinte:

a- Um circulo grande em papel cartolina dividido em 8 partes cada uma marcada com os números de 1 a 8.

b- Os seguintes nomes escritos no papel:

1- ADVENTO 2- NATAL 3- EPIFANIA 4- BATISMO DO SENHOR 5- QUARESMA 6- PASCOA 7- PENTECOSTES 8- TEMPO COMUM


- O catequista colocará o circulo no chão e dará a cada criança (até onde alcança, são 8) para que os coloquem no número correspondente. Em seguida o sol com o nome de Jesus, se colocará no meio.

- Irá explicando, que para os cristãos, todo o ano, toda a vida gira em torno a Jesus.

- Que nosso “ANO LITURGICO” se inicia com o ADVENTO, que também recorda todo o tempo do Antigo

Testamento em que o povo esperava o Messias, o Salvador.

8- Compromisso:

Iniciaremos um novo “ano Cristão litúrgico”. O iniciaremos com o “Advento”. Cada catequese será um novo encontro com Jesus, por isso não devemos faltar. Que faremos esta semana?
Vamos rezar todas as noites dizendo a Jesus:
“Jesus, você é muito importante para minha vida, eu confio em Ti. Quero ser teu/
tua hoje e sempre.

Tânia Maria Pasquali Madalosso
Animação Biblico-catequética
taniamadalosso@diocesedeerexim.org.br
Erexim-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Apresentação em slides do Frei João Fernandes Reinert,

Apresentação do Frei João Fernandes Reinert, assessor do primeiro dia do encontro regional de setembro de 2017, com o tema: INSPIRAÇÃO CATEC...

O QUE MAIS FOI VISTO NO BLOGGER