Pular para o conteúdo principal

CATEQUISTAS: PROTAGONISTAS DA FÉ, DO AMOR E DA ESPERANÇA

Aconteceu dias 24 e 25 de abril de 2013 o Encontro Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 3 da CNBB reunindo os representantes de todas as Províncias Eclesiásticas do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
O tema trabalhado foi: Catequista: protagonista da fé, do amor e da esperança, que será o tema do próximo VIII SULÃO DE CATEQUESE em São Leopoldo, 27 e 28 de outubro de 2013.
Frei Turra, autor do Hino do VIII Sulão, veio ensaiá-lo conosco.
video

Iniciamos com uma oração em forma de  leitura orante e logo após refletimos sobre o tema Profetas da Esperança, conduzido pelo Pe. Rafael, da Diocese de Montenegro.

Logo após, Liana Plentz, do Vicariato de Porto Alegre,  refletiu com os presentes sobre a Mística da Iniciação à Vida Cristã.

Depois do almoço, a Ir. Neli, da Diocese de Caxias do Sul,  continuou a reflexão  sobre o tema Profetas da esperança, apresentando como exemplo os profetas Ezequiel, Isaías e Jeremias.





·        Dinâmica de acolhida – Amor, Paz, Sorriso.
·        Oração – Clipe Profeta menor – Pe. Zezinho
·        Identificação dos personagens – cada um receberá o nome de um dos profetas: Jeremias, Isaias e Ezequiel (fazer de forma espontânea)
·        Encaminhamentos do trabalho:
§  O que é o profeta?
§  Leitura do capítulo 23 do profeta Jeremias
ü  Pontualizar expressões que definem o ser profeta
Ø  Manifestação da esperança de um futuro rei justo que governará o povo conforme a justiça e direito.
o   Reunir as ovelhas
o   Fazer brotar um rei sábio e justo
o   Trazer de volta os exilados
Ø  O critério da verdadeira profecia está: anúncio provoca a conversão.
Ø  A importância da Palavra de Deus e a experiência de Deus na luta junto ao povo.
·        Música – Antes que te formasses (projetar)
·        Identificação do próprio personagem com o texto específico.
·        Trabalho de grupo
§  Grupo Jeremias
ü  Leitura do texto-base do VIII Sulão de Catequese – 2.2. O Profeta e seu encontro com Deus.
ü  Ler e discutir as questões no texto-base página.  
ü  Criar uma expressão do texto Jr 18, 1-6
ü  Quais os apelos que o estudo, reflexão e partilha me traz como coordenador /a da minha diocese na animação bíblico-catequética?
ü  Clipe – Manda Profetas
§  Grupo Ezequiel
ü  Leitura do texto-base do VIII Sulão de Catequese – 2.3. A força da Palavra encoraja o profeta.
ü  Ler e discutir as questões no texto-base página 31.
ü  Criar uma expressão do texto Ez 34,1-10
ü  Quais os apelos que o estudo, reflexão e partilha me traz como coordenador /a da minha diocese na animação bíblico-catequética?
ü  Clipe – Vejam eu andei pelas vilas
§  Grupo Isaías
ü  Leitura do texto-base do VIII Sulão de Catequese – 2.4. Profecia e esperança: a vitória do amor de Deus. 
ü  Ler e discutir as questões no texto-base página 31.  
ü  Criar uma expressão do texto Is 65,17-25
ü  Quais os apelos que o estudo, reflexão e partilha me traz como coordenador /a da minha diocese na animação bíblico-catequética?

  • Síntese
(Expressar uma palavra de síntese)

  • Fechamento (Clipe) Se calarem a voz dos profetas



À noite, aconteceu a reflexão sobre as pessoas que protagonizaram a fé, o amor e a esperança em suas vidas: Dom Hélder Câmara, e Frei Bernardo Cansi. Liana Plentz fez uma comparação entre as qualidades de Frei Bernardo que o tornaram protagonista com os atuais profetas que somos nós.


Encerramos a nossa noite com uma confraternização, adoçando o encontro com os doces típicos de cada região do Rio Grande do Sul. Única exceção para a linguiça que não falta em cada encontro regional e o bom vinho gaúcho.
Pela manhã de quinta-feira, iniciamos com a leitura orante sobre o protagonismo da mulheres na fé, realizado pela Margarete do Vicariato de Canoas.

A reflexão foi encerrada celebrando a memória das mulheres que os participantes trouxeram presentes como protagonistas da fé, do amor e da esperança e com o compromisso de buscar com mais entusiasmo, fé e esperança este protagonismo em nossas atividades da Iniciação à Vida Cristã.

Comentários

  1. que bom encontrar este blog...
    estou em Moçambique, mais precisamente em Maputo, sou missionária scalabriniana e catequista com muito amor.
    Fui chamada pela coordenação da catequese para refletir com os futuros catequistas e quanto mais pesquiso sempre encontro que a dinâmica do amor à Palavra de Deus e aos irmãos é a essência de toda a catequese.
    Estou grata pela vossa partilha,
    um abraço grande,

    Ir. Eliane mscs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O QUE MAIS FOI VISTO NO BLOGGER

ENCONTRO REGIONAL AB-C SUL 3 DA CNBB em 11 E 12/09/13

LOCAL: CECREI, SÃO LEOPOLDO
1 – ORAÇÃO INICIAL – OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES 2 – APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 3 – TEMA: OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES ASSESSORA: IR. ÂNGELA PRIMEIRA PARTE PELA MANHÃ: A PARTE MAIS DE FORMAÇÃO SEGUNDA PARTE À TARDE: PEQUENAS OFICINAS EM GRUPOS TERCEIRA PARTE À NOITE: VIGÍLIA PELA PAZ EXPLICAÇÕES SOBRE O OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES É uma oração planejada, mas que precisa de ensaio: ensaiar os cantos, os salmos, para que seja partilhado. Oração que se dirige a Deus nas diferentes horas do dia. Qual o momento do dia que mais gostamos? Como sentimos as horas? O que fazemos nas horas do dia? Em que hora da vida estamos? Já vivemos uma hora que marcou nossa vida? Estas perguntas nos ajudam a entender a liturgia das horas. Somos convidados a viver o tempo que a bíblia nos propõe: um kairós – a hora da graça. O Ofício, ao interromper o trabalho pela oração, liberta o TEMPO... As fotos no PowerPoint são de um grupo que vive e celebra o Ofício Divino das Comunidades. O ofício, …

ENCONTRO REGIONAL DA AB-C SUL 3

ESCOLAS CATEQUÉTICAS UM DESAFIO NA FORMAÇÃO
REUNIRAM-SE OS COORDENADORES DE CATEQUESE DAS 18 DIOCESES DAS 4 PROVÍNCIAS ECLESIÁSTICAS DA CNBB - REGIONAL SUL 3, NO ENCONTRO DA ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA DE SETEMBRO DE 2012 PARA REFLETIR SOBRE A PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA AS ESCOLAS CATEQUÉTICAS, SOB A ASSESSORIA DO PE. DÉCIO JOSÉ WALKER, DA COMISSÃO DE ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA DA CNBB NACIONAL.


“Toda ação eclesial brota de Jesus Cristo e se volta para Ele e para o Rumo do Pai” (DGAE-4). Motivados pela ação de Jesus Cristo, nos dias 26 e 27 de setembro de 2012 aconteceu o encontro regional da Animação Bíblico Catequética do Regional Sul 3. Estiveram presentes representantes das Dioceses do Rio Grande do Sul em número expressivo. O encontro se realizou nas dependências do Convento dos Capuchinhos, Porto Alegre, RS. Pe. Décio insistiu que“A formação de bons catequistas é o desafio número um da Igreja no Brasil de hoje. São importantes as escolas catequéticas tão insistentemente solicitad…