terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cônego Irineu deixou sua marca na Iniciação à Vida Cristã na Arquidiocese de Porto Alegre. O nosso agradecimento eterno!

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ANCHIETA - padroeiro dos catequistas do Brasil

ANCHIETA: “admirável peregrino, todos seguem teu caminho”
“Se você não mover os pés, não reconhecerá o ritmo da vida”

O peregrino é alguém que “entra” numa terra estranha, que se afasta dos apoios comuns da existência;  é alguém livre, que “saboreia” cada passo em cada momento, que não se acomoda num de terminado lugar, que está sempre na expetativa do novo, do diferente, do inesperado...
A estrada, são os caminhos do mundo... de Portugal, da Espanha, do Brasil... Mas é muito mais a senda de mistério e luz que o Senhor o faz seguir no decorrer de suas longas caminhadas.
Na estrada do peregrino há o despojamento, a pobreza, por vezes a fome e a sede, os caprichos das estações, a incerteza dos dias de amanhã. Há a liberdade do espírito, horizontes infinitos, desafios que despertam a criatividade, ousadia que ultrapassa o momento histórico...
Há o imprevisto, o acontecimento inesperado, que comanda o ritmo da marcha, as paradas, as estadias, as mudanças de rumo... Há o encontro com “fiéis e infiéis”, companheiros que se agregam, amigos que ajudam, inimigos que espreitam, pobres que compartilham o mesmo pão...
Finalmente, a estrada aproxima o peregrino, a cada instante, da meta ainda escondida, mas certa. Ao voltar-se para trás, ele se dá conta que o itinerário foi realmente maravilhoso, que a experiência o transformou, que está mais livre, mais autêntico, mais rejuvenescido...
Anchieta é o homem “peregrino”: vai contemplar a outra face da fronteira geográfica e cultural, até então inédita para ele e para todos; busca viver em profundidade esta “experiência de travessia”, até os limites extremos do despojamento e de tudo. Percorre, a pé e de barco, todo o litoral brasileiro. Seu caminho tinha de ser desbravado com criatividade, ousadia e destemor. “Tinha o coração maior que o mundo...”
Anchieta é o homem de “fronteira”; há nele uma força interior que o arranca da acomodação, o coloca em contínuo movimento e o transforma em cidadão do mundo.
Mais que um simples deslocar-se, trata-se de um modo de viver e de situar-se no mundo.
Invadido por uma paixão que não lhe dá repouso, Anchieta está presente em tudo, sem extraviar-se nunca na confusão das coisas. Tudo lhe interessa e em tudo deixa o seu “toque”: literatura, educação, medicina, teatro, catequese, botânica... Sempre em marcha, sem encurtar os passos, o peregrino Anchieta avança como homem livre, sem deixar-se aprisionar por nada nem por ninguém, aberto aos acontecimentos, pronto a servir a Deus e seus pobres preferidos.
O “seguidor de Jesus” é, em sua essência, mudança, movimento, dinamismo, energia... pois Deus não nos deu um espírito de timidez, de medo, de fuga, de acomodação... mas de audácia, de criatividade, de luta, de participação.... A “fidelidade criativa” no mundo de hoje nos impulsiona a “inventar” constantemente, a “ousar” sem medo, a “deslocar-nos” sem parar, a “sair” de nossos esquemas fechados, mentalidades ultrapassadas, formalismos frios, modos de agir arcaicos...
Fidelidade criativa significa uma “leitura” atenta dos sinais dos tempos e abertura dócil a uma realidade em contínua mudança que define o campo de nossa criatividade.
É a ousadia, motivada e sustentada pelo amor de Deus, mas também pelo zelo apostólico e por uma sensibilidade para perceber as novas “necessidades” do nosso tempo.
Para isso é importante reconhecer o momento atual, espreitar possibilidades de mudança... que os horizontes sejam ampliados, que a imaginação seja desempoeirada, que os sentidos sejam ativados, que se renovem os tecidos da alma e sejam removidos os véus do espírito... para que avancemos, como Anchieta, em direção às novas fronteiras do espaço sem limites, que nos espera
aberto e acolhedor.
Isto consiste em colocar-nos nos “passos” de Deus, com suficiente visão da realidade para ir adiante, e com bastante disponibilidade para mudar de caminho quando o sopro do Espírito assim nos sugerir.


Textos bíblicos: Mt. 4,18-25 Mc. 4,1-9 Mt. 9, 9-13

Nas nossas vidas acontece algo de verdadeiro e belo quando nos dispomos a
viver em “estado de êxodo”: existem ainda céus por explorar, aventuras por
empreender, experiências por aceitar, idéias por experimentar... Ainda existe
uma “terra desconhecida” que nos desafia, que suscita curiosidade, nos põe a caminho.

Pe. Adroaldo Palaoro sj (Diretor do Centro de Espiritualidade Inaciana – CEI)

A PALAVRA DE DEUS CONTINUA ECOANDO EM NOSSAS VIDAS

Área Pastoral de Casca realiza escola bíblico-catequética



A Palavra de Deus continua ecoando em nossas vidas. Dia 27 de setembro,
último sábado, foi realizado o 4o Encontro da Escola de Animação Biblico-Catequética no Processo de Iniciação à Vida Cristã, da área pastoral de Casca, em Casca.

As catequistas das paróquias de Casca, Montauri, Gentil, Santo Antônio do Palma e Evangelista, após o momento de animação e espiritualidade, partilharam como se pode trabalhar com os catequizandos e que luzes surgiram para a catequese a partir dos textos bíblicos que foram estudados no 3º encontro.

Os textos escolhidos fazem parte dos conteúdos da catequese nas quatro etapas
de formação. As catequistas da Pré-Eucaristia aprofundaram o texto de Mt 3,13-17, que fala do Batismo de Jesus. A Eucaristia, a passagem de Jo 6,1-58, O pão que sustenta a vida; A Pré-Crisma, Lc 3, 1-22, João Batista o precursor; e a Crisma, At 2,1-13 o Espírito Santo.

Após o momento da partilha, foi realizada a avaliação do ano e a celebração
da vida com a Eucaristia. Além disso, as participantes trocaram lembranças através da dinâmica do amigo secreto durante a confraternização, com partilha de alimentos.

A mística da escola bíblico-catequética desta área pastoral é o texto de Emaús. A
coordenadora da catequese na arquidiocese, irmã Nilva Brugnera, explica: “Assim como os discípulos, caminhamos juntos durante todo o ano e partilhamos a vida, alegrias,  dificuldades, fé, esperança e reconhecemos a presença de Jesus em nosso meio”.

A coordenadora agradece aos sacerdotes, coordenações de catequese e catequistas pelo empenho na formação. “Também à Paróquia de Casca, por nos acolher durante todo o ano. A Deus e Nossa Senhora, nossa gratidão e a certeza de que sentimos fortemente a presença, luzes, ternura e o amor em todos os momentos. Daqui para frente, continuamos a missão evangelizadora na catequese, contando com suas graças e bênçãos”, destaca.

Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Colaboração: Irmã Nilva Brugnera

sábado, 20 de setembro de 2014

ENCONTRO REGIONAL DE ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA DO REGIONAL SUL 3

Dias 17 e 18 de setembro, aconteceu na casa das Irmãs Salesianas, em Porto Alegre, o Encontro Regional da Animação Bíblico-catequética do regional Sul 3 da CNBB. Com a assessoria de D. Jacinto Bergmann, foi refletido e aprofundado o tema Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. As Dioceses partilharam suas atividades e planejamos os encontros regionais de 2015.  Continuamos a organizar a II Jornada de Animação Bíblico-catequética do Sul 3, escolhendo o seu  logotipo. 

Como sempre, os momentos de espiritualidade e a celebração litúrgica foram uns dos pontos altos do Encontro.


Início do Encontro


ORAÇÃO INICIAL
(EQUIPE DE LITURGIA)



DOM JACINTO BERGMANN FOI O ASSESSOR DO ENCONTRO, REFLETINDO SOBRE O DOCUMENTO
COMUNIDADE DE COUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA




HORA DO ALMOÇO
E DE CONFRATERNIZAÇÃO








RETORNO AOS TRABALHOS À TARDE,
COM ORAÇÃO



DOM JACINTO, BISPO REFERENCIAL DA ANIMAÇÃO BÍCLICO-CATEQUÉTICA DO REGIONAL SUL 3 E A IR, VILMA RECH, COORDENADORA DO COLEGIADO

CELEBRAÇÃO LITÚRGICA AO FINAL DA TARDE











ORAÇÃO INICIAL NO DIA 18/10/14, NA CAPELA




ORAÇÃO FINAL
DO ENCONTRO







ALGUNS DOS ANIMADORES PRESENTES




Apresentação em slides do Frei João Fernandes Reinert,

Apresentação do Frei João Fernandes Reinert, assessor do primeiro dia do encontro regional de setembro de 2017, com o tema: INSPIRAÇÃO CATEC...

O QUE MAIS FOI VISTO NO BLOGGER