quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ENCONTRO REGIONAL DA AB-C SUL 3

ESCOLAS CATEQUÉTICAS UM DESAFIO NA FORMAÇÃO


REUNIRAM-SE OS COORDENADORES DE CATEQUESE DAS 18 DIOCESES DAS 4 PROVÍNCIAS ECLESIÁSTICAS DA CNBB - REGIONAL SUL 3, NO ENCONTRO DA ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA DE SETEMBRO DE 2012 PARA REFLETIR SOBRE A PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA AS ESCOLAS CATEQUÉTICAS, SOB A ASSESSORIA DO PE. DÉCIO JOSÉ WALKER,  DA COMISSÃO DE ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA DA CNBB NACIONAL.


“Toda ação eclesial brota de Jesus Cristo e se volta para Ele e para o Rumo do Pai” (DGAE-4). Motivados pela ação de Jesus Cristo, nos dias 26 e 27 de setembro de 2012 aconteceu o encontro regional da Animação Bíblico Catequética do Regional Sul 3. Estiveram presentes representantes das Dioceses do Rio Grande do Sul em número expressivo. O encontro se realizou nas dependências do Convento dos Capuchinhos, Porto Alegre, RS.
Pe. Décio insistiu que “A formação de bons catequistas é o desafio número um da Igreja no Brasil de hoje. São importantes as escolas catequéticas tão insistentemente solicitadas pelos catequistas e recomendadas pelo magistério” (CR 149). Segundo o Documento de Aparecida, não é hora de ficarmos ansiosos e inseguros.  Pelo contrário, os desafios precisam ser encarados com decisão, coragem e criatividade (cf. 11). E aponta um caminho: um processo consistente de iniciação cristã é indispensável ao tipo de missão que os sinais dos tempos estão pedindo à Igreja. Diz o Documento de Aparecida: “Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para segui-lo, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora. Impõe-se a tarefa irrenunciável de oferecer modalidade de iniciação cristã, que leve à conversão, ao seguimento em uma comunidade eclesial e a um amadurecimento de fé na prática dos sacramentos, do serviço, da missão” (cf. DAp n° 287 e 289).
Além do desenvolvimento do tema aconteceram momentos de partilha, convivência e confraternização, culminando com a avaliação e programação das atividades para o ano de 2013. O encontro foi marcado por momentos de celebração e oração à luz da Palavra de Deus orientado para a missão dos animadores em suas dioceses.
A coordenação esteve sob a responsabilidade de Ir. Vilma Rech coordenadora da equipe colegiada da animação bíblico catequética do regional.
Animados e animadas os participantes regressaram com o compromisso de articular em suas dioceses a escola catequética em nível paroquial, diocesano e se possível como regional.





PE. DÉCIO WALKER, ASSESSOR

COORDENADORES NO SALÃO DE REUNIÃO

Adicionar legenda




OS GRUPOS APRESENTANDO SUAS REFLEXÕES

COORDENADORES DIVIDIDOS EM GRUPOS PARA REFLETIR SOBRE AS ESCOLAS CATEQUÉTICAS

Adicionar legenda





CELEBRAÇÃO LITÚRGICA CULMINANDO O PRIMEIRO DIA DE TRABALHO



CONFRATERNIZAÇÃO NO FINAL DA NOITE DO PRIMEIRO DIA

CONFRATERNIZAÇÃO À GAÚCHA, TCHÊ! COM O FREI QUE SEMPRE SE JUNTA A NÓS NOS ENCONTROS


       ORAÇÃO DE ENCERRAMENTO DO ENCONTRO REGIONAL









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Apresentação em slides do Frei João Fernandes Reinert,

Apresentação do Frei João Fernandes Reinert, assessor do primeiro dia do encontro regional de setembro de 2017, com o tema: INSPIRAÇÃO CATEC...

O QUE MAIS FOI VISTO NO BLOGGER